Tem bastante comentários em relação a Naruto, até hoje, que falam sobre a luta de Rock Lee vs Gaara ser a melhor luta da série.
Veja bem, nenhum dos dois são protagonistas de Naruto.
Inegavelmente, porque é até discutível se a Sakura é protagonista, mas Rock Lee
vs Gaara não é a luta entre protagonistas. Mas é inegável que Gaara era um
antagonista e o Rock Lee, no mínimo um secundário bem trabalhado que servia a
um proposito, mas talvez a gente não soubesse antes que era esse o propósito.
Como lidar com essa luta ser uma das preliminares? |
Parte da graça dessa luta gira em torno de que ela é munida de grandes significados e eu não pretendo me estender nisso, pois não é o foco do texto, mas deixo aqui a recomendação de um vídeo maravilhoso do Quadro em Branco sobre o tema:
Um resumo pra você continuar vendo o texto sem o vídeo:
Dentro do
abordado na luta, a gente tem o mais claro; o destinado x o esforçado, mas há
também o Lee ser um garoto que pela sua velocidade ocupa todos os espaços
possíveis em menor tempo como uma forma de falar sobre a sua vontade de ser
reconhecido X o Gaara usar a proteção de areia como uma forma de se isolar em
um nível além do absurdo. E como isso é uma forma deles lidarem com os próprios
traumas. Mas talvez o mais chocante dessa luta é o Rock Lee perder.
Essa cena é sensacional. No anime dublado, então? |
E esse momento é um evento, pois tudo que rola depois dele até o fim do Naruto clássico gira em torno dessa escolha: seja em Naruto vs Neji, Sasuke contra o Gaara, até mesmo o momento do Naruto vs Gaara e como o Naruto quebra essa casca do Gaara, que são eventos que levam até o arco onde o Sasuke vai embora da vila e o Rock Lee se encontra com o Gaara pra enfrentar o Kimimaro.
areia |
Ok, depois, isso tudo é esquecido no Shippuden, nós sabemos, mas dentro da temática do Naruto clássico entre o destinado x esforçado, essa luta com certeza é o MAIOR exemplo de tudo isso, além de ser o primeiro grande evento que fala sobre o tema.
E não só dentro de Naruto, mas eu creio (ou seja, teorizo)
que seja algo que inspirou inúmeros outros. Não sei, inclusive, se foi
inspirado POR Luffy vs Crocodile já que são da mesma época (e o Luffy só foi
enfrentar o Crocodile de igual pra igual bastante tempo depois). Mas com
certeza toda a temática de Black Clover e de Boku no Hero é com certeza baseada
nessa característica do Rock Lee ainda maior do que o esforço do Naruto. Muito
embora a gente tenha esse heroísmo maior em Naruto, é em Rock Lee que se
encontra o poder na falta de poder. E tanto Midoriya quanto Asta refletem esses
valores. E é aqui que entramos no assunto.
A galera do rap já se ligou. |
Qual seria o Rock Lee vs Gaara de Boku no Hero?
É inegável a semelhança do arco do torneio da UA com o arco do Exame Chuunin (que por sua vez tem semelhança com o arco do Exame Hunter, mas é outra história) e nesse arco do mangá de heróis tem várias lutas, a maioria delas bem rápida, mas que possuem seus significados com esforço x destino.
Seja em Bakugou VS Uraraka ou até mesmo na rivalidade de Bakugou com Midoriya ou na grandiosa luta de Midoriya vs Todoroki.
Nenhuma luta nesse arco, inclusive, tem um foco TÃO GRANDE um personagem secundário contra um antagonista, como é entre Rock Lee vs Gaara.
De um lado é um acerto porque perde menos tempo em relação as lutas esquecíveis (como o Naruto tem bastante tipo o Zaku vs Shino? ou até mesmo Ino vs Sakura que o autor esqueceu, e se a gente lembrar bastante dá pra ver como Naruto vs Kiba foi ridícula, tudo bem que era um torneio de eliminatórias, mas imagina dizer que Rock Lee vs Gaara foi menor que Naruto vs Neji)
Porém, de outro lado a gente não tem como ver ser personagens secundários são legais, como Naruto faz bem nesse arco ao apresentar Shikamaru, Neji e o próprio Rock Lee nessas lutas (tudo bem que, o Shoto era um personagem secundário e tava alçando o protagonismo nessa época, mas né, é o único num grupo tão legal que é a 1A e sem contar a 2A).
Porém, existe uma luta subestimada por 99% dos leitores, tirando eu e o autor.
Midoriya vs Shinsou.
dois gatos |
É aqui que a gente entra no tema. Porque pra mim, inegavelmente é o que nós estávamos buscando. Conforme eu falei outrora, Midoriya é o Rock Lee de Boku no Hero, ou pelo menos, foi feito pensando nele mais do que no Naruto.
Ok, já tendo estabelecido que Rock Lee e Midoriya são bem próximos, porque essa luta é mais “Rock Lee vs Gaara vibes” do que Midoriya vs Todoroki?
Essa imagem é LINDA |
Eu entendo que, temos temáticas parecidas nesta também e tals. E eu concordo, a gente tem um nível de simbolismo grande e a luta é mais próxima por ser um cara físico contra um cara ultrapoderoso que foca em defesa. Mas embora eu concorde no quesito físico, tem algo que me pega bastante nessa luta: o Midoriya tá constantemente tentando salvar o Shoto. Sem contar toda a questão parental, familiar e flashbacks que rolam no meio da luta sobre a família em específico (mesmo que Rock Lee tenha seus flashbacks ali também, aqui a função é outra), que deixam bem claro uma comparação no quesito narrativo e de storytelling de outra luta de Naruto:
Num tinha uma imagem boa dessa luta, incrível. |
Naruto vs Neji.
Pois ambas têm esses significados
de tentar mudar o inimigo. Ou ate mesmo, Naruto vs Gaara. Afinal, é inegável
que essa é a luta entre o protagonista e o antagonista do arco (o Bakugou ainda
era um antagonista na época, mas ele tava meio secundário nessa história toda,
por isso que ele fica tão puto no final). Essas características não existem na
luta de Rock Lee vs Gaara e tornam a luta menos importante do que o debate em
Boku no Hero (o que nem de longe é algo ruim).
Mas em Midoriya vs Shinsou eu vejo que, ela acima de tudo é um combate. Um combate bem “fraco” em comparação a Midoriya vs Todoroki (se imagine no lugar do espectador), mas ainda um combate. Você eventualmente se questiona se tá torcendo pelo correto, mas acima de tudo se importa com o vencedor e o fim da luta (o que não rola contra o Shoto, afinal, na prática, a luta deles acaba antes do golpe final e o resultado é só uma maneira de ir até o fim do torneio). Aqui, os flashbacks do Shinsou têm a mesma função de humanizar e te gerar empatia com o personagem, tal qual os do Rock Lee (Não que o do Shoto não tenham essa função, mas o grosso da história dele, ele contra pro Midoriya antes da luta. A função com o Shoto é trazer tanto o peso do Endeavor quanto o peso da mãe dele em relação as suas escolhas e não para nos preparar pro fim trágico da luta do personagem).
O Shinsou, nessa cena, sofre um preconceito bem parecido com que o Midoriya sofria no começo |
Mas acima de tudo: tem um debate EXTENSO rolando nas páginas dessa luta, em relação aos dois personagens. Um debate que talvez nenhum de nós estava esperando, com poderes tão diferentes.
Quando em Midoriya vs Todoroki, temos um debate sobre o ser herói (ao qual, Shoto se distanciava) e sobre fazer o poder de “outro” o seu, além das limitações de seu próprio poder (já que Midoriya constantemente se quebrava usando o seu, o Shoto ficava fraco por não usar todo o seu poder. No meio da luta o Midoriya mesmo afirma que o Shoto nem se quer arranhou ele mesmo que ele já tivesse todo quebrado, afinal, os danos tinham sido causados por ele mesmo).
Essa cena é INCRIVEL. |
Quando em Shinsou vs Midoriya o debate é sobre: esforço x destino. Em Midoriya vs Todoroki podemos pincelar isso, mas é aqui onde REALMENTE temos isso no texto. Afinal, o Shinsou tem um poder que não se encaixa nos testes da UA e, não só isso, mas um poder que o faz ser confundido com um vilão.
Aizawa PUTO com o sistema |
Ao ver o Midoriya, um cara que tem um poder tão "heroico" ao ponto dele conseguir entrar no curso de heróis da UA, ele se sente infligido indiretamente. Para ele, Midoriya era um cara abençoado por ter nascido com aquele poder. O que não era bem verdade, mas para ele era. E o Midoriya faz questão de admitir: eu sou realmente um cara abençoado, não por ter o poder, mas por ter tanta gente que acredita em mim. Afinal, o Midoriya literalmente ganha a luta por causa de um milagre.
Ao mesmo tempo que, na visão do Midoriya, o Shinsou seria facilmente um cara abençoado por ter nascido com uma individualidade e ele não, ele ter que depender de outros. Outra temática, o Shinsou depende dos outros, mas ele controla os outros, enquanto o outro para o Midoriya, o ajuda de bom grado. Por isso que a individualidade de controlar e trazer pra si o outro do Shinsou, acaba o afastando de pessoas enquanto a do Midoriya de destruir o seu redor, o aproxima. Então, a partir do momento que o Shinsou se aproxima e se afasta tanto do Midoriya e já que nós conhecemos o personagem, não tem como não se afeiçoar pelo nosso garoto de cabelos roxos e isso nos faz questionar quem merece mais ganhar.
Mas no fim, o torneio da UA não é sobre ganhar e é isso que tanto essa luta quanto a do Todoroki nos ensina no final. Esse arco serve pra outras coisas. Mas o Deku, em nenhum momento, para pra ajudar o Shinsou como ele faz com o Shoto, entretanto vale ressaltar que no fim da luta, o Shinsou está mudado por causa do jeito de ser do Deku, de uma forma ou de outra, pois o Midoriya foi o único que de bom grado se aproximou dele, ao ponto de no final da luta ele ser controlado novamente.
um dos momentos mais fofos do Shinsou |
Todas essas temáticas, ao meu ver, aproximam bastante esta luta com Rock Lee vs Gaara. Afinal, de longe, o Shinsou é o maior secundário desse arco e o Midoriya ainda é um ista (no caso, o protago ao invés do antago). A luta de um aluno do curso normal contra o aluno do curso de heróis. Um confronto que permeia os cinzas da batalha e nos faz questionar: pra quem eu estou torcendo agora? Com certeza, uma luta completamente subestimada e, de longe, a minha luta preferida desse arco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário